Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DCE/IFRN, ACSPM/RN, SINPOL E SINDGUARDAS/RN

NA LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

O tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas.

O exercício profissional exige visão sistêmica, identificação das características, necessidades e desafios da sociedade contemporânea, formulação das políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas. Envolve o domínio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública; conhecimentos que possibilitem a compreensão das teorias e abordagens sócio-psicológicas; técnicas, tecnologias e estratégias relacionadas às áreas de atuação; habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza.

O curso deve enfatizar, considerando as diversas possibilidades de atuação profissional, uma ou mais atividades da área de segurança pública relacionadas a: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

Carga horária mínima

1.600 horas

Infra-estrutura recomendada

Biblioteca com acervo específico e atualizado

Laboratório de informática com programas específicos

Laboratório didático específico para atividades de segurança pública

*Curso de oferta específica para profissionais da carreira de segurança pública.

FONTE: Catálogo Nacional de Cursos de Graduação Tecnológica

O DCE/IFRN já enviou documento à Reitoria do Instituto Federal, solicitando estudos no sentido de viabilizar a implantação do curso, no Estado do Rio Grande do Norte.

No último dia 05/01/11, conversamos com a Dep. Federal Fátima Bezerra, o representante do MEC e responsável pela expansão dos Institutos Federais em todo o Brasil, Professor Getúlio e o Diretor de Ensino do IFRN, Professor Enilson, no sentido de agilizarmos nossa demanda. Ficou acordado que teremos uma audiência no IFRN ainda no início de fevereiro.

Fiquem atentos às informações!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.