Pesquisar este blog

domingo, 8 de junho de 2014




GUARDAS MUNICIPAIS UNIDOS E FORTES!


A categoria de Guardas Municipais do Natal vem negociando o plano de cargos e salários desde o início de 2013. Várias reuniões aconteceram entre sindicato e governo, ficando a prefeitura de enviar o plano para votação na Câmara Municipal em fevereiro. Porém, o acordo não foi cumprido e o envio já está atrasado há mais de três meses, causando perdas irreparáveis para a categoria. Exemplo disso é a perda de 70% da remuneração quando o guarda se aposenta, passando a receber um salário de fome, inclusive para sua família em caso de morte em serviço.
Também não há incentivo à qualificação. Tanto faz o guarda ter apenas a formação em nível médio quanto ter um curso de doutorado, o salário é o mesmo. São milhares de horas/aulas não reconhecidas pelo governo municipal.
Outra Lei desrespeitada, o Estatuto, aprovado em 2008, foi uma luta de 14 anos da categoria, que dá direito às promoções de carreira e à realização de concurso público. No entanto, é simplesmente esquecido pela prefeitura, deixando claro que não há interesse em estruturar a carreira dos guardas municipais. Há, na verdade, intenção de tornar ainda mais precário o serviço prestado pela instituição, ao submeter os trabalhadores a uma jornada exaustiva, colocando em risco a saúde física e mental dos mesmos, ao condicionar qualquer mínimo incremento salarial à realização de horas-extras.
A categoria ganhou uma Ação Judicial em julho de 2013 na qual a justiça determinou que a prefeitura colocasse na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2014 os recursos para implantar um seguro de vida para os guardas municipais e sequer a decisão judicial foi cumprida. Ao invés disso, de forma irresponsável, a prefeitura escala os guardas para trabalharem com coletes balísticos vencidos e armas de fogo com mais de 20 anos de uso, aumentando o risco de morte desses trabalhadores.
Diante desta triste realidade e depois de reiteradas tentativas de negociação, a única alternativa foi paralisar as atividades por tempo indeterminado.
A GREVE E O ACAMPAMENTO CONTINUAM!
Pelo envio do Plano de Cargos e Salários à Câmara Municipal;
Pelo cumprimento do Estatuto;
Pela implantação do Seguro de Vida;
Pela agilidade na compra dos coletes e novos armamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.