Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sindguardas participa da V JORNADA NACIONAL DE DEBATES - NEGOCIAÇÕES COLETIVAS EM CENÁRIO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO



No dia 13 de abril do corrente ano o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos realizou a V Jornada Nacional de Debates com o tema: "Negociações Coletivas em Cenário de Crescimento Econômico".



A atividade teve como palestrante o Sr. Reginaldo Aguiar, coordenador do DIEESE do Estado do Ceará, que na oportunidade demonstrou os índices de crescimento do salário mínimo e do PIB (Produto Interno Bruto) e também a necessidade de que o movimento sindical precisa ter posição em relação a temas como por exemplo: aumento na passagens de ônibus e sistema de transporte pois, esses fatores impactam diretamente na vida do trabalhador.



Foi discutido também os elementos que influenciam na taxa de desemprego, a qualificação do trabalhador, a distribuição funcional da renda, que ocorre quando o patrão investe muito pouco nos salários do empregado e muito mais em máquinas, prédios, carros para aúmulo de capital.



A palestra minstrada foi de grande aprendizado para os diversos grupos sindicais que estavam presentes, mostrando nvovos modelos de engociação entre a classe trabalhadora e os gestores, diante da nova conjuntura que o Brasil enfrenta.



Dentre outras coisas, foi mostrado que nosso país vive atualmente uma realidade de crescimento econômico, onde segundo dados atuais, o Nordeste foi um dos mais beneficiados neste contexto, devido aos investimentos feitos na região, assim como, o índice de desemprego hoje,que está abaixo da média européia.



"Somente com a união da classe trabalhadora, poderemos fazer a diferença na política de redistribuição de renda com a valorização do salário mínimo", afirmou Reginaldo.



Os desafios de hoje, entre outros, que já se arrastam há mais de 100 anos são: a redução da inflação, reposição da mesma(aumento do poder de compra com aumento do salário mínimo), a saúde do/da trabalhador(a), a segurança do/da trabalhador(a), melhores condições estruturais para o trabalho e a equidade de gênero.



Faz-se necessário o fortalecimento das entidades sindicais, a negociação política, educação e qualificação profissional, visando equipar as desiguladade sociais que geram a violência em nosso país.







Outro ponto importante que foi destacado é a relação de alguns Advogados trabalhistas com o judiciário e com o patrão,fato esse que prejudica as negociações, uma vez que alguns desses advogados tendem a ficar do lado do patrão, fragilizando assim a entidade sindical a qual presta serviço.




A desmobilização do Movimento Sindical, a necessidade de formação política e sindical, a falta de incentivo à participação de dirigentes nas atividades de formação foi um ponto em comum, discutido e consensualizado no encontro.




A direção do SINDGUARDAS/RN tem como uma das prioridades, a formação de mais companheiros e companheiras da Guarda Municipal para encaminharem a organização e a luta da categoria






Por Leila Rejane Lucas Silva - Secretária de Mulheres do SINGUARDAS/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.