Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

PREPARAÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO DIA 08 DE MARÇO



Dentro da discussão de fortalecimento das mulheres Guardas Municipais, a Secretaria de Mulheres do SINDGUARDAS/RN, representada pela GM Leila, iniciou o processo organizativo visando a participação da categoria na programação do DIA 08 DE MARÇO- DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Este ano o nosso lema será: "Lugar de Mulher é na Segurança Pública!"
A primeira reunião aconteceu em parceria com o Fórum de Mulheres do RN nesta 5ª feira, 10/02, às 16h e contou com a participação de algumas das 18 entidades entre sindicatos, ONGs e grupos de mulheres que compõem o FMRN e que estão espalhados em todo o Rio Grande do
Norte.


É fato que o setor da segurança pública conta com um contingente predominantemente masculino e que precisamos avançar no sentido de garantirmos mais espaço para que nossas mulheres possam mostrar toda sua competência no assunto em questão.

A Lei Maria da Penha em seu Art. 8º - inciso Vll cita a Guarda Municipal como uma das instituições que precisa ter capacitação permanente para lidar com a demanda da violência Doméstica e Familiar, portanto trazer esse debate para dentro de nossa instituição é fundamental para que possamos qualificar e sensibilizar todos e todas que fazem a Guarda Municipal, no sentido de acolher esta mulher vítima de violência doméstica sem agravar o estado de fragilidade emocional em que ela se encontre, podendo assim, orientá-la a tomar as providências legais o mais rápido possível.

Precisamos lutar para que as Políticas de Segurança Pública estejam na linha de frente do combate à violência contra as mulheres, para que a Lei Maria da Penha seja realmente estudada e compreendida pel@s Guardas Municipais, para que tenhamos os Juizados Especiais equipados e com profissionais qualificad@s, para que nossas casas-abrigo funcione como realmente deveria.

Em conversas com representantes da Associação de Cabos e Soldados da PM/RN, ficou definido que também teremos atividades em conjunto, incluindo as esposas de policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.